sexta-feira, 2 de maio de 2014

Definindo o roteiro de viagem com as principais atrações turísticas do Egito

Grande parte do Egito é formado por desertos, mas a maioria da população vive perto da área mais verdejante do país, no vale e no delta do Nilo. Desta forma, nosso roteiro ficou bastante concentrado nas margens do rio Nilo que corre atravessando o país de sul (alto Egito) à norte (baixo Egito)...

Chegamos muito perto da fronteira com o Sudão, ao sul do Egito. Estivemos diante do Mar Mediterrâneo no norte do país. Ficamos muito longe da Líbia à oeste, e afastando-se do rio com o objetivo de atravessar a fronteira com Israel, contornamos um dos desertos bíblicos mais conhecidos, o Sinai. O Egito é considerado um país com nação transcontinental, pois está situado no continente africano e parte de seu território fica também situado no continente asiático. Assim, atravessando o canal de Suez, cruzamos o túnel da rodovia que liga os dois continentes.

A imagem acima indica a rota que fizemos, conforme descrição abaixo. Para conhecer as possibilidades neste país, veja também a postagem Egito em destaque (assita antes da viagem) ... e os links sob o título "Grandes Civilizações (documentários para ver e rever depois da viagem)".

Roteiro para 10 dias com as principais atrações turísticas no Egito:
Chegamos ao Cairo, capital do Egito, em 31/03/2014 (Ponto A). Naquela madrugada fomos direto para Gizé (Ponto B) e ficamos hospedados de frente para as grandes Pirâmides. No dia seguinte levantamos acampamento e voltamos para o Cairo. Nos hospedamos nos arredores da principal praça da cidade, a Midan Tahrir e fomos conhecer o museu Egípcio, que possui o maior acervo de tesouros faraônicos do mundo. Na manhã do dia 02/04 saímos rumo à Cidadela (Al-Qalaa) fundada pelo líder muçulmano Saladino, para conhecer suas mesquitas e museu. A Mesquita de Mohammed Ali (século 19), localizada neste local, é um dos símbolos do Cairo. Depois seguimos para o bazar medieval Khan al-Khalili, local de venda de suvenires e especiarias no Cairo Islâmico. Naquela noite pegamos um voo até a capital do Egito Antigo, Tebas, atualmente nomeada como Luxor. Lá ficamos por três noites (Ponto C). Assim, vistamos na manhã do dia 03/04 o complexo de Karnak, onde está o Templo de Amom, e à tarde o Templo de Lúxor, construído pelos faraós Amenófis III e Ramsés II. Acordamos às 04 horas da manhã para sobrevoar de balão o Vale dos Reis no dia 04/04. No decorrer do dia voltamos à margem oeste do rio para entrar e visitar alguns túmulos no Vale dos Reis, dentre eles a tumba de Tutankamom, a qual ainda guarda o corpo do jovem faraó. Depois fomos ao templo da rainha Hatshepsut, ao templo mortuário de Mediet Habu construído por Ramsés III e no retorno paramos nos majestosos Colossos de Memnon. Na manhã do dia 05/04 acordamos dispostos a enfrentar uma aventura de trem entre Luxor e Aswan (Ponto D). A viagem de trem entre as duas cidades durou cerca de 3 horas, e à tarde fizemos o passeio de "feluca" no rio Nilo ao redor da Ilha Elefantina. Naquela noite dormimos pouco, pois às 3 horas da manhã do dia 06/04 iniciamos os preparativos para seguir com o comboio até Abu Simbel (Ponto E). No início da tarde voltamos para Aswan e à noite regressamos ao Cairo de avião (Ponto A). Na manhã do dia 07/04 partimos para Alexandria (Ponto F) e conseguimos chegar para o almoço na terra de Cleópatra VII, a rainha mais admirada do Egito. No fim da tarde caminhamos às margens do Mar Mediterrâneo até a nova Biblioteca Alexandrina. Hoje com uma arquitetura de vanguarda, outrora situada em outro local, foi a maior biblioteca da Antiguidade. Dia 08/04 decidimos explorar mais a cidade, fomos até ao anfiteatro romano Kom al-Dikka, ao Pilar de Pompeu, às Catacumbas de Kom ash-Shuqqafa e ao ponto onde estava localizado uma das Sete Maravilhas da Antiguidade, o Farol de Alexandria. No local hoje há o Forte Qaitbey. No fim da tarde iniciamos nosso trajeto até Dahab, balneário localizado na margem leste do deserto do Sinai. Na madrugada do dia 09/04 atravessamos o Canal de Suez, margeamos toda a península do deserto do Sinai, passamos pelo balneário de Sharm El Sheikh e desembarcamos em Dahab (Ponto G). À tarde fizemos um tour de quadriciclo pelo deserto, visitamos um acampamento beduíno e passeamos às margens do Mar Vermelho no Golfo de Aqaba. Na metade da manhã do dia 10/04 partimos em direção à Taba (Ponto H) para atravessarmos a fronteira do Egito com Israel, visando chegar à Jordânia.